"Cheias de Novembro na mente de todos"

Foto: CM
As cheias de Novembro estão, como dissemos, na mente de todos os habitantes de Agualva-Cacém. Daqueles que pretenderam ir trabalhar e não puderam fazer (por terem os acessos cortados). Daqueles que viram grande parte dos seus haveres arrastados pela força das águas. Daqueles (bombeiros) que, finalmente, andaram com água pelo pescoço a salvar aquilo que não era seu.

Os primeiros já entraram no rol dos esquecidos; os segundos são ainda recordados por familiares e amigos (não por quem de direito); os últimos, finalmente, esquecidos durante um ano, foram ontem ao salão nobre dos bombeiros de Agualva-Cacém, para serem lembrados. As medalhas deram forma a essa lembrança. Não se tenha a veleidade, contudo, de que todos os que trabalharam na semana de 19 a 24 de Novembro do ano passado foram ontem condecorados.

A condecoração maior foi atribuída a David da Conceição Martins. A história do seu feito conta-se em «duas palavras»: espiado, David Martins procurava acercar-se das dificuldades vividas por uma família de residentes em Meleças quando, subitamente, foi alertado para a queda de um seu colega. Por sinal, comandante da corporação onde milita. Na ordem de serviço publicada internamente na corporação de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, o seu salvamento é descrito da seguinte forma: «... salienta-se a acção desenvolvida pelo bombeiro de 3.ª classe David da Conceição Silva Martins, que além de, em condições muito difíceis, ter procedido ao salvamento de várias pessoas, salvou ainda o seu 2.º comandante que, tendo sido arrastado pelo turbilhão de águas e já ferido, estava prestes a perecer afogado e arrastado pelo forte caudal que se verificava no local».


"Correio da Manhã" - 19.11.1984
(Excerto da reportagem publicada na edição da mencionada data)