Comandante Henrique Amaro: Sempre presente!

DR


Identificada com a colocação, na nova artéria da cidade, junto do Largo da Estação, da placa toponímica que homenageia a memória do 2.º Comandante Henrique Amaro, a Comissão Executiva do V Encontro de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes "BVAC" congratula-se e louva a justa decisão tomada pelo Poder Local.

Nesta oportunidade, e porque o Comandante foi sempre um dos nossos, reconhecendo a amizade que todos nutríamos pela sua pessoa e agindo connosco em perfeita comunhão de valores, registamos, naturalmente satisfeitos, a existência, em Agualva-Cacém, de ora em diante, da Rua Henrique Amaro.

Recordamo-lo, pois, com enorme saudade e sentimos, ao mesmo tempo, a satisfação do dever cumprido, nomeadamente, pelo facto de, em 2003, quando organizámos o I Encontro, ter contribuído, a partir de então, para o relançamento da sua figura como prestigiada referência da Causa dos Bombeiros Voluntários em Agualva-Cacém e de Portugal.

Hoje, tal como ontem, com a sinceridade que sempre pautou a nossa acção e os nossos reiterados tributos, perfilamo-nos respeitosamente perante a sua memória e elevamos, de novo, o seu nome à condição de patrono da nossa mais profunda aspiração: preservar a memória da genuinidade do Associativismo e do Voluntariado em Bombeiros.


A Comissão Executiva



Na foto: O Comandante Henrique Amaro, então com admiráveis 96 anos, no desfile de automóveis antigos de bombeiros, realizado em Agualva-Cacém a 23 de Junho de 2007, por ocasião das "Festas da Cidade".