Enfermeiro António Joaquim Martins


A voragem do tempo, o desconhecimento e a insensibilidade estão geralmente na origem do esquecimento daqueles que serviram e esta vida já deixaram. E, por vezes, o meio dos Bombeiros é pródigo nesse aspecto.

Tendo como preocupação primarmos pelo lado contrário, recordamos nesta ocasião o saudoso (e esquecido) Enfermeiro António Joaquim Martins, equiparado a Bombeiro de 1.ª Classe, que durante muitos anos constituiu o pilar e a grande referência do Posto de Socorros Cruz-Roxa, dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC).

A população mais antiga ainda hoje o recorda. Arriscamos até a afirmar que, entre a mesma, não há ninguém que não tenha tido a necessidade de recorrer aos seus competentes e recomendados cuidados. O autor deste texto não foi excepção.

O Enfermeiro Martins, conforme era conhecido, chegou a praticar actos de verdadeiro médico-cirurgião, num tempo em que não existia localmente outra infraestrutura de assistência na área da saúde senão o Posto de Socorros dos BVAC. Salvou vidas! Não obstante os meios incipientes de que dispunha, mas valendo-se dos seus avalizados conhecimentos científicos.

Temo-lo bem presente na memória: de bata branca, à porta do Posto de Socorros, de cigarro na mão (era um fumador inveterado); à secretária, na Sala de Enfermagem, onde se inalava um intenso cheiro a éter, a ponto de se espalhar por todo o edifício; ou transportando-se pelas ruas de Agualva-Cacém, no seu Fiat 600, de cor branca.

A fotografia que publicamos retrata o nosso homenageado a ser distinguido pelo então Presidente da Direcção, José Manuel Lourenço Baptista, em 3 de Dezembro de 1978, data na qual foi comemorado o 47.º aniversário da fundação da "Nossa" Associação.

Depois de muitos e relevantes serviços prestados, António Joaquim Martins transitou para o Quadro Honorário, em 14 de Fevereiro de 1982.

Faleceu a 19 de Setembro de 1985, com 73 anos de idade e a saúde muito fragilizada.

Possuía várias condecorações e louvores, pela sua assiduidade, comportamento exemplar e competência, qualidades consubstanciadas nas palavras, um dia, exaradas pelo Comandante Artur Lage, num dos seus relatórios, que não resistimos a transcrever:

"(…) é de todo justo salientar, também, a dedicação, desde há longos anos, do Voluntário-Enfermeiro António Joaquim Martins, o qual, quando necessário e a qualquer hora da noite, se desloca ao nosso Posto de Socorros para prestar assistência a sinistrados."

Era assim o nosso homenageado. Honra ao Mérito, pelo muito que fez de notório, indubitavelmente, a Bem da Humanidade!


Luís Miguel Baptista