JOÃO DE MAGALHÃES E SOUSA: PRESENTE!


É com profunda consternação que a Comissão Executiva dos Encontros de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes "BVAC" informa do falecimento de João de Magalhães e Sousa, ex-Presidente da Direcção e também ex-Comandante do Corpo de Bombeiros.

O seu nome é sinónimo de dedicação, competência e da mais perfeita identificação com a pureza dos princípios e valores do Associativismo e do Voluntariado em Bombeiros. 

O seu nome é sinónimo, ainda, da última fase de anos dourados da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (ABVAC).

Sob a sua liderança, nos anos 80, a ABVAC viu consolidar e progredir todas as áreas de actividade. Assim aconteceu nas Actividades Desportivas, com destaque para a conclusão/aperfeiçoamento das condições de utilização da Piscina; nos Serviços Clínicos, alargando-os a novas especialidades médicas; nos Serviços Administrativos, promovendo, pela primeira vez, a informatização dos mesmos; no Corpo de Bombeiros, onde, para além de bem relacionado com o Comando, facultou sempre todos os meios - mais aptos e mais modernos - conducentes à garantia da operacionalidade.

Contribuiu, indiscutivelmente, para o aumento do prestígio da Associação/Corpo de Bombeiros a nível nacional, reunindo condições para que a mesma se mantivesse no topo entre as demais, nomeadamente, no domínio da sustentabilidade económica e financeira.

Os seus inquestionáveis méritos levaram-no a ser reconhecido pelo Comandante Artur Lage, após 35 anos na liderança do Corpo Bombeiros, como a única pessoa então preparada para o suceder, o que veio a acontecer. Foi Comandante entre 1989 e 1994. Mais tarde integrou, de novo, os órgãos sociais da ABVAC, na qualidade de Presidente de Conselho Fiscal. Em períodos distintos, exerceu, cumulativamente, funções no Conselho Fiscal da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), na Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, enquanto Delegado da mesma à Assembleia de Delegados da LBP, e como Coordenador do Secretariado das Associações de Bombeiro do Concelho de Sintra. De momento, era Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Reviver Mais - Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses.

Descrever a sua acção ao serviço dos Bombeiros torna-se efectivamente difícil, quer pela variedade e riqueza de exemplos a apontar, quer pela falta de palavras que neste momento nos atinge, uma vez abalados com a surpreendente notícia de tão irreparável perda.

ESTEVE SEMPRE CONNOSCO, NOS BONS E NOS MAUS MOMENTOS. FOI SEMPRE UM AMIGO E UM COMPANHEIRO LEAL, UM HOMEM DE UM SÓ ROSTO!

FICA A SAUDADE DE UM GRANDE DIRIGENTE, "BOMBEIRO SEM E COM FARDA", QUE SOUBE SERVIR E PRESTIGIAR A CAUSA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES. 

O seu corpo estará em câmara ardente nas instalações do Quartel-Sede, a partir das 13 horas de amanhã, 17. O funeral realiza-se na sexta-feira, 18, pelas 10 horas, para o Talhão Privativo dos BVAC, no Cemitério de Agualva-Cacém.

À Família enlutada, a Comissão Executiva dos Encontros de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes "BVAC" apresenta sentidas condolências.


Agualva-Cacém, 2014.07.16