Raridade: Os BVAC na Grande Parada do "Diário de Notícias"


Sem saudosismo, mas antes fervorosamente orgulhosos do passado - o qual é para nós inequívoca fonte de inspiração e motivação, quer em termos do presente, quer na perspectivação do futuro - divulgamos um precioso registo fotográfico, propriedade da Direcção-Geral de Arquivos/Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que documenta os primórdios da fundação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC).

Com apenas cerca de quatro anos de existência e a legítima ambição de se afirmar entre os demais, o Corpo de Bombeiros participou, com toda a galhardia, em 16 de Junho de 1935, na II Grande Parada dos Bombeiros Portugueses, organizada pelo jornal "Diário de Notícias", no âmbito das Festas da Cidade de Lisboa.

A fotografia aqui publicada, até agora desconhecida, apresenta exactamente, em primeiro plano, o momento da passagem do pronto-socorro dos BVAC e da respectiva guarnição, na rotunda do Marquês de Pombal (primeiro veículo motorizado, marca Hudson, supõe-se, modelo Super Six, carroçado pelos próprios bombeiros sobre um chassis que custou dois mil e quinhentos escudos, inaugurado no dia 10 de Setembro de 1933).

Participaram no evento, 144 corporações, envolvendo 3704 bombeiros e 144 viaturas (110 carros de combate, 15 carros de pessoal, 2 ambulâncias e 17 auto-macas), para além de 218 músicos e 88 bandeiras/estandartes.

O desfile, assistido pelo então Presidente da República, General Óscar Carmona, e por membros do Governo, compreendeu um percurso ao longo das principais artérias da Baixa da capital.