Antigas Viaturas | 5


Ambulância do SNA, marca Mercedes-Benz, modelo 220 D: Numa prova de que a Causa dos Bombeiros continua a ser um factor de união entre antigos operacionais e dirigentes "BVAC", o nosso companheiro Luiz Coelho, 2.º Comandante do Quadro de Honra, ausente do país mas atento à nossa actividade, fez questão, recentemente, de nos dar a conhecer a existência da fotografia que publicamos, proveniente de Nuno Ventura Pereira.

Contemporâneos da presente viatura, é com satisfação que revemos aquela que foi a primeira ambulância atribuída pelo SNA - Serviço Nacional de Ambulâncias (actual INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica), em 1972, aos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC), para o "socorro a sinistrados e doentes, quer quando se trate de acidentes ocorridos nas vias públicas, que o incremento do trânsito automóvel tem feito avolumar, quer nos demais casos de sinistros, intoxicações, agressões ou quaisquer outros em que se impõe acudir às vítimas prontamente, no próprio local, e assegurar, em termos adequados, o seu transporte para estabelecimentos hospitalares", conforme previsto no Decreto-Lei n.º 511/71, de 22 de Novembro, dos Ministérios do Interior e da Saúde e Assistência. 

Vemo-la estacionada na parada do "nosso" quartel-sede, junto do edifício do Posto de Socorros Cruz-Roxa, porventura, regressada de um dos seus inúmeros serviços, competentemente assegurados por pessoal habilitado com os Cursos Essenciais de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa. 

A plena confiança na capacidade técnico-operacional dos BVAC determinou, da parte das entidades oficiais, a atribuição da viatura, elevando o Corpo de Bombeiros à condição de Posto de Ambulância SNA - 115. O primeiro a nível nacional! 

Tendo como área de actuação o troço Tercena-Ramalhão, da Estrada Nacional 249 (entre os Cabos Ávila e Tercena, o socorro era assegurado por igual ambulância do SNA que guarnecia o então Posto da GNR de Agualva-Cacém), este novo meio de intervenção ficou a dever-se, também e ainda, à credibilidade do Comandante Artur Lage, "um homem que sabia planear, prever os condicionalismos do futuro e, em permanência, acompanhar as novas técnicas de actuação", recorda o Comandante França Sousa, dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, em testemunho publicado no livro "Comandante Artur Lage - Vida e Obra, 1911-1999", ao tempo oficial da GNR e que interveio no processo de atribuição da ambulância.

Nomeado para integrar a Comissão Instaladora dos Postos Ambulância do SNA - 115, aquele antigo responsável explica, a dado momento do mencionado testemunho: "Uma das minhas tarefas, em função dos dados obtidos através da intervenção conjunta dos Bombeiros e da autoridade policial, nos graves sinistros rodoviários, era propor à Inspecção de Incêndios da Zona Sul quais os Corpos que, na nossa modesta opinião, dariam maior garantia em termos de rapidez, consoante a sua localização, bom relacionamento dos efectivos e, fundamentalmente, eficiência na área do socorrismo." E remata: "Reunidos os requisitos então exigidos, não tive a mínima dúvida, por mérito próprio, propor à Comissão Coordenadora a atribuição, aos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, da referida viatura, facto que foi aceite (…). E assim aconteceu porque em Agualva-Cacém havia nos seus Bombeiros um homem responsável chamado Artur Lage!" 

A memorável ambulância do SNA, Mercedes-Benz 220 D, equipada com o que de melhor havia na época, esteve ao serviço durante cerca de 10 anos, sendo substituída por uma outra, marca Peugeot. Na ocasião, entre as primeiras 70 unidades importadas da Alemanha, distribuídas pelos postos territoriais da GNR, foi a única confiada a bombeiros.

Associada aos primórdios da Emergência Médica em Portugal, nela fizeram escola e atingiram a excelência no socorro alguns dos melhores entre os melhores bombeiros voluntários de Agualva-Cacém. Luiz Coelho lembra a propósito que, juntamente com Francisco Rosado, Cigarrilha e outros camaradas, começou-se a estabilizar as vítimas no local, procedimento, na altura, raro e inovador.

Tudo boas razões para que nos mantenhamos fiéis às nossas convicções e continuemos muito orgulhosos da legenda "AGUALVA-CACÉM".