A propósito do 83.º aniversário da "nossa" Associação


Na próxima quinta-feira, dia 13, passam 83 anos sobre a fundação da "nossa" Associação. A propósito da efeméride, transcrevemos três breves notícias publicadas na revista "O Fogo", Boletim Oficial da Liga dos Bombeiros Portugueses, recentemente detectadas, porventura, as mais antigas de que há memória, no domínio da imprensa, em relação aos primórdios dos BVAC:


Trabalha-se activamente para fundar uma corporação de bombeiros em Agualva-Cacém, do concelho de Sintra. Sob a presidência do sr. Carlos Charbel Girardin, está já constituida a comissão administrativa, aguardando-se a aprovação dos estatutos.

"O Fogo", 15 de Janeiro de 1932


AGUALVA - Cacém. - Continuam os trabalhos para organização da Corporação local. Já estão bastantes indivíduos inscritos para bombeiros e foi nomeado comandante o sr. Carlos Charbel Girardin, antigo Comandante das corporações de Amadora e Moscavide. A Comissão Instaladora está em transacções com o Batalhão de Sapadores Bombeiros para a aquisição de uma bomba manual.

"O Fogo", 15 de Março 1932


AGUALVA - A comissão organizadora da corporação de bombeiros voluntários trabalha afanosamente para que a sua inauguração se realize brevemente.
O seu comandante Carlos Charbel ministra diariamente a instrução ao corpo activo. O pronto-socorro deve ficar este mês armado.

"O Fogo", 15 de Maio de 1932