Os 30 anos da Auto-Escada "A Desejada"


"Foram desenvolvidas acções tendentes a concretizar uma velha aspiração desta Associação pois a necessidade de tal equipamento está por demais demonstrada face ao elevado número de edifícios de grande altura existentes na nossa área de actuação. Assim, após reunião conjunta efectuada nesta Associação pelo Comando, Direcção representante da Câmara Municipal de Sintra e Inspector Regional, ficou assente o compromisso destas entidades em financiar a aquisição deste equipamento que a preços do ano findo era de cerca de 24 000 contos. A Inspecção Regional atribuirá um subsídio de 12 000 contos e a Câmara Municipal de Sintra 11 287 contos. Foi entretanto oficiada a firma fornecedora a confirmar a encomenda pelo que contamos receber esta viatura durante o ano de 1984." 

Excerto do "Relatório e Contas do Ano de 1983",
da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém



A auto-escada em apreço foi inaugurada no dia 18 de Novembro de 1984, no âmbito das comemorações do 53.º aniversário dos BVAC, recebendo como nome de baptismo "A Desejada".

Antes, porém, quando adquirida na então Alemanha Federal, esteve exposta ao público no 26.º Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses, realizado em Viana do Castelo, de 25 a 30 de Setembro, facto ao qual se refere a fotografia que publicamos, pertencente a Maria do Sacramento Bernardo, enviada por Artur Fernando Lage Cristo.

A passagem dos 30 anos sobre a entrada ao serviço de "A Desejada", paralelamente aos 50 anos da inauguração da 1.ª fase do quartel-sede, será evocada no próximo sábado, dia 22, durante o 6.º Encontro de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes "BVAC".