MENSAGEM


Esta é a página retrospectiva dos Encontros de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes dos "Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém", realizados nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006, sem qualquer vinculo institucional e, como tal, por iniciativa de uma comissão executiva constituída especialmente para o efeito.

Apresentamo-la imbuídos de afectos e motivação, quando passam 10 e 7 anos sobre a ocorrência do primeiro e do último evento, respectivamente.

Apresentamo-la, ainda, no momento em que entendemos relançar a reserva moral que todos juntos personificamos, consubstanciada na organização do nosso V Encontro. 

Com o espírito de Servir que sempre nos animou e tomando como referência os deveres cimeiros dos sócios da Associação onde fizemos escola, consignados estatutariamente, ou seja, honrar, zelar e defender o seu bom nome, cerramos fileiras e erguemos a nossa voz de ideólogos da memória.

Fazêmo-lo, intransigentemente, em paz e como homens de paz que somos, pelo que serão bem-vindos todos aqueles que assim se pautem na vida cívica e social.

Conscientes de que apenas e só nessa condição, respeitada e respeitadora, estaremos à altura de nos afirmarmos como verdadeira reserva moral, interiorizemos, hoje e sempre, não como retórica mas enquanto permanente código de conduta, o significado expresso nas palavras do saudoso Comandante Artur Lage, um dia, coligidas para figurarem na Sala do Bombeiro:

"NESTA SALA DE CONVÍVIO NÃO TEM ASSENTO A MALDADE, TERÃO, SIM, LUGAR CATIVO: PAZ, AMOR, HUMANIDADE."


Pel’ A Comissão Executiva

Luís Miguel Morgado Baptista