Miguel Gonçalves da Silva (1931-2016), Presente!


É com profunda consternação que a Comissão Executiva dos Encontros de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes "BVAC" regista o falecimento do Chefe QH Miguel Gonçalves da Silva (pai do Comandante QH Pedro Mário Fernandes Gonçalves da Silva), destacada figura de bombeiro e das fileiras do mais puro Voluntariado.

Fazemo-lo por dever, consciência de responsabilidade e amizade, na qualidade de reserva moral, interpretando os sagrados princípios e valores da solidariedade humana, incutidos especialmente quando ao serviço da "nossa" Associação e do seu Corpo de Bombeiros.

Curvamo-nos, pois, com todo o respeito, perante a memória do Chefe Miguel, evocando a sua desusada doação à Nobre Causa dos Bombeiros e, como tal, o seu inestimável contributo, durante décadas, para que os Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém se tivessem afirmado não só ao nível da prontidão e operacionalidade mas também em termos de dignidade e prestígio, no contexto nacional da protecção e socorro.

Entre outras condecorações e louvores, possuía o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, concedido em 2006, quando completou 50 anos de alistamento.

O seu corpo estará em câmara ardente nas instalações do Quartel-Sede, a 3 de Agosto, seguindo-se a cremação no dia 4.

À Família enlutada, a Comissão Executiva dos Encontros de Antigos Operacionais, Dirigentes e Apoiantes "BVAC" apresenta sentidas condolências.


Na foto, pertencente ao Chefe Carlos Alves: Miguel Gonçalves da Silva chefiando a representação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, no desfile de encerramento do XXVI Congresso Nacional dos Bombeiros Portugueses - Viana do Castelo, 1984