A incomparável cadeia de solidariedade dos "velhos" BVAC


A propósito da onda de solidariedade que invade o país, com especial incidência no apoio logístico aos Bombeiros que combatem os incêndios florestais, parece-me ser de todo justo fazer um exercício de memória, em termos específicos dos BVAC.

A fotografia publicada apresenta um grupo de senhoras, familiares de operacionais, cuja acção foi particularmente importante em determinada fase da "nossa" Associação e do seu Corpo de Bombeiros.

Estamos na presença de uma geração que sentia e vivia a Causa dos Bombeiros com desusado e inesgotável espírito de doação. Incomparável!

Estas e muitas outras senhoras, algumas das quais infelizmente já desaparecidas do nosso convívio, organizadas em comissão (Comissão de Senhoras Pró-Bombeiro), foram durante muitos anos uma retaguarda forte dos BVAC. 

Quando da ocorrência de violentos incêndios que mobilizavam o Corpo de Bombeiros, obrigando à sua permanência no terreno durante longas horas, a qualquer momento do dia ou da noite, tão valorosas colaboradoras dirigiam-se ao quartel, de forma pronta e espontânea, e confeccionavam a alimentação para o pessoal em serviço.

Reunidas na cozinha de então, que ficava no local onde está hoje instalado o Gabinete do Comandante, dali saíam, pouco tempo depois, verdadeiros acepipes!

Como se não bastasse, elas próprias, acompanhadas de elementos do Corpo de Bombeiros, do Corpo Auxiliar Feminino e de Directores da Associação, deslocavam-se aos locais de incêndio a fim da distribuição de refeições.

Convém referir que tal acção não se confinava aos BVAC, pois os Corpos de Bombeiros congéneres também beneficiavam do apoio prestado. De resto, nesse tempo, os cuidados dispensados por AGUALVA-CACÉM granjeavam enorme fama no seio dos bombeiros, pela qualidade, fartura e variedade, reunindo a preferência de muitos no momento de retemperar as forças.

Recordar a antiga Comissão de Senhoras Pró-Bombeiro (o que não se esgota nesta evocação) é homenagear parte do melhor e do mais autêntico que a "nossa" Associação e o seu Corpo de Bombeiros outrora conheceram, marcado pela simplicidade dos actos que definem a personalidade das grandes pessoas. Sem olharem a interesses e primando pela máxima discrição, estas e muitas outras senhoras consubstanciaram uma lição de vida e um exemplo do princípio fundamental que deve assistir a todos quantos comprometidos com o Associativismo e o Voluntariado em Bombeiros: SERVIR, SEM SE SERVIR!


Luís Miguel Baptista
Ex-Presidente da Direcção
Associado n.º 922

Foto enviada por Artur Fernando Lage Cristo, cedida por Maria do Sacramento Bernardo